sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O CANTO DO COMPUTADOR

Como estratégia para integrar as crianças e desenvolver a autonomia das mesmas, utilizamos os cantos diversificados, diariamente.
As crianças podem escolher entre uma variedade de cantos como: o canto da beleza, o canto da casinha, o canto do escritório, o canto do posto de gasolina, o canto da pista de carros, etc.
Um dos cantos mais concorridos é o canto do computador, onde as crianças têm a oportunidade de experimentar uma variedade de jogos e atividades como a escrita do nome, a utilização do mouse através do programa paint.
Muitas vezes o canto do computador também serve de disparador para um novo assunto, onde passamos imagens ou pequenos filmes sobre o tema que será abordado. Ou ainda como o finalizador de uma atividade como, por exemplo, depois de jogarem o jogo da memória do nome e de brincarem com o quebra-cabeça do nome, as crianças dão continuidade ao processo de aprendizagem, escrevendo os nomes no teclado do computador e depois imprimindo.
Ao longo do ano, podemos perceber um grande avanço por parte da crianças quanto ao uso do teclado e a utilização do mouse, pois sua utilização faz parte da rotina diária da sala de aula.
Acreditamos que podemos ainda incentivar as crianças a utilizarem outro jogos e softwares, pois acabam sempre preferindo os que já conhecem.







Nenhum comentário:

Postar um comentário